Pesquisei minha marca na internet e não achei nada igual. Posso registrar?

Pesquisar marca

Esta é uma outra dúvida bastante comum. Muitas pessoas que estão iniciando o negócio, ao criarem o nome da empresa ou marca, procuram na internet para verificar se existe ou não algo parecido já em uso. Ou, as vezes, não chegam a se preocupar com isso, e tomam ciência de que outras pessoas utilizam o mesmo nome há tempo.

É interessante lembrar que a internet não é o lugar "oficial" de pesquisa e usar os buscadores atuais (google, yahoo etc.) para esta finalidade (encontrar alguém usando nome parecido) não é a melhor ideia.

Isso porque existem os órgãos oficiais que concedem a proteção para o nome empresarial, para a marca e até para o nome de domínio. Portanto, uma pesquisa aprofundada deve ser feita nestes órgãos.

Claro que a busca geral na internet serve como um parâmetro para saber se há alguém usando nome parecido, já que existem as redes sociais que muitos empreendedores usam para divulgar seus produtos e serviços. Muitos destes criam uma página em rede social para divulgar a empresa, mas se esquecem do principal: Registrar (Clique aqui para ver dicas importantes sobre o registro).

Em regra geral, é importante mencionar que apenas o registro assegura a propriedade do nome, ou seja, só é dono quem registra.

Mas, voltando à questão que originou este tópico: Pesquisei minha marca na internet e não achei nada igual. Posso registrar?

A resposta é NÃO. É importante pesquisar de forma detalhada nos órgãos oficiais, como juntas comerciais, INPI, Registro.Br, para ter de fato a certeza de que alguém não usa nome parecido, ou melhor, de que ninguém tentou registrar o mesmo nome.

E esta pesquisa não é simples como se pensa. Não basta procurar pela expressão exata, mas por suas variações gráficas e fonéticas. É um cuidado que todos devem ter e é de considerável importância para o negócio e para o registro, pois é uma medida preventiva cujo objetivo é evitar conflitos posteriores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário