A marca é um elemento intangível,
mas é de extrema importância para o empresário. Ela é o principal veículo de
diálogo entre o estabelecimento comercial e o público consumidor, pois sua
função é atribuir identidade a um produto ou serviço, e possibilitar a
diferenciação entre um e outro.
O público utiliza a marca para
reconhecer o produto ou serviço de sua preferência e inclusive para fixar uma
ideia sobre aquilo que adquire.
Não existe produto sem marca,
assim como não existe uma empresa sem nome. Seja qual for o porte econômico,
todas possuem uma forma de identificação, seja para sua atividade ou para o
produto que fornece.
Alguns pequenos empreendedores
não atribuem à marca o valor devido e acreditam que o registro perante o INPI é
apenas para grandes empresas, que possuem uma gama considerável de produtos em
seu portfólio e necessitam zelar pela identidade individual de cada um deles.
Além disso, elas expõem seus produtos em diversos meios de comunicação e
possuem poderio econômico para investir em todas as medidas protetivas.
Ledo engano!
Toda atividade empresarial tende
a nascer pequena e se expande ao longo dos anos, chegando a tornar grandes
franquias de sucesso. Assim, ignorar a importância do registro da marca no
início dos negócios, é o mesmo que olhar por uma perspectiva pessimista de que
o empreendimento não vai crescer.
Criou-se o mito de que o registro
de marca só é importante para grandes companhias, o que claramente não é
verdade. O empresário, no início da sua atividade, deve ter em mente que o
investimento, quando realizado com planejamento e estratégia, tende a crescer
e, juntamente a isto, vem a fama para a marca escolhida.
O fama tem seus prós e contras. É
bom ter a marca reconhecida pelo público que muitas vezes a transforma em
sinônimo de qualidade. Mas, é danoso ver alguém tentando imitar a sua criação
procurando levar vantagem. E não importa o porte da empresa, sempre haverá
concorrência. A Leal, e a Desleal.
Então, para se resguardar de
condutas ilícitas, reproduções e imitações não autorizadas, desde cedo na
atividade empresarial é recomendável proteger os ativos imateriais. Seja a
empresa grande ou pequena.
Pensar em investir na proteção da
marca após a empresa crescer é prejudicial e acreditar que só empresas grandes
devem registrar suas criações é bobagem. Nesse ponto, nada melhor do que o
ditado popular que resume o texto em poucas palavras: Melhor prevenir, do que
remediar!
Achei muito bacana as informações! Conteúdo genial!
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